Ramon Sampedro

(marinheiro e escritor Espanhol, tetraplégico desde os 25 anos, 1998)

 

1ª Mensagem, 19/09/2013    “Tu podes voar”

"Não tenham pena de ninguém é uma emoção tão baixa! Tu estás afirmando que o outro não pode, não consegue, que está determinado a não ter acesso. Tu estás a definir as suas barreiras. Tu e muitos estão aumentando as paredes que o separam da simples vida. Andar, passear, comer com as próprias mãos, acarinhar, jogar pedras para a água, dizer adeus no pôr-do-sol.

Nunca tenhas pena de ninguém, nem de ti. Tem pena daqueles que conseguem, (que Deus lhes deu), as mais simples coisas, mexer as mãos e os pés e nada fazem para os utilizar com bom proveito. Andam por caminhos errados, usam as mãos para agredir os outros, as pernas das outras para as desejar, os corpos das outras para os satisfazer. Gente que não sabe dar valor ao seu corpo, às coisas simples e maravilhosas da vida, do eu posso, eu consigo e ficam lastimando-se ao mais pequeno não. Não sabem o que é um não definitivo, de não ter a hipótese sequer de desejar tentar. E outros que cortam as mãos e os pés dos outros, para não chegarem a eles, para os manter impossibilitados de.

Nunca mais te queixes, homem, mulher. Não gostas parte, não agrada foge, tu podes, tu consegues. Consegues evitar que te continuem a agredir, tu podes fugir, mas preferes ficar e continuar a lamuriar. Tu podes atravessar desertos, oceanos, vai procurar uma nova forma de vida, vai procurar água, ar novo, para o teu corpo encher, vai embelezar a alma.

Depois vais conseguir voar, vais deixar de rastejar. Tu que nem deitado estás, tu rastejas e esqueces que podes voar. Podes voar e tentar alcançar Deus. Boa viagem.”

Mensagens canalizadas por José e Palmira